Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Bate papo com Jaakko Tammela

25.6.09

Bate papo com Jaakko Tammela


Trago para vocês mais um ótimo bate-papo com esse grande designer de produto que é o Jaakko Tammela... o conheci na Puc-Rio... com muito conhecimento, fala com paixão sobre o design de produto aliando sempre a parte estratégica... com ele aprendi técnicas de gerenciamento de projeto realmente eficazes e necessárias ao dia-a-dia de qualquer empresa... Aproveitem mais essa entrevista do Amenidades!!




Quando e como surgiu seu interesse pelo Design de Produto? Como foram suas primeiras experiências na área?
Jaakko... Surgiu durante a faculdade... quando entrei na PUC não tinha muita certeza do que queria estudar, a medida que fui estudando, fui percebendo que havia feito a escolha certa! Minhas primeiras experiências, foram na área de mobiliário, durante um estágio na M&L Magalhaes. Depois estagiei em um escritório de arquitetura, fazendo mobiliário urbano. Nesta época surgiu a oportunidade de eu fazer um projeto de um produto industrial (uma impressora fiscal) com um professor da PUC, aceitei.... foi a primeira vez que fiz algo para ser produzido em grande escala!


Quais são sua maiores influências no design? Quais nomes do Design você admira?
Jaakko... Eu admiro bastante o design Holandês Droog design, Marcel Vanders, Tord Bontje...

Seus projetos tem recebido inúmeras indicações e prêmios efetivamente. Qual é o segredo para se ter tantos cases de sucesso?
Jaakko... Não há segredo. É o resultado de um ótimo trabalho de equipe, um processo bem estruturado e também um bocado de sorte.

Você aplica métodos de Gerenciamento de Projetos em seus cases. Quais as vantagens do uso destes métodos de gerenciamento?
Jaakko... Sempre. Gosto de pensar que o projeto de um novo produto inovador tende sempre a dar errado. Ou seja, se estamos fazendo algo novo, a chance de não funcionar é sempre grande, por isso o processo de desenvolvimento e o gerenciamento deste é fundamental para diminuirmos os riscos de fracasso e, assim, aumentarmos as chances de sucesso do projeto.

Qual o papel da web na sua empresa? Como essa mídia moderna interfere ou interage com os seus negócios?
Jaakko... A internet faz parte de todo o processo. Gerenciamos os projetos através dela, com um software especifico, nos comunicamos e nos mantemos informados. Na etapa de pesquisa ela também é uma ferramenta poderosa, seja pela facilidade de buscar informações ou pela possibilidade de observarmos as opiniões dos consumidores em alguns fóruns, blogs e comunidades.

Qual conselho você daria ao designer que está entrando no mercado de trabalho agora?
Jaakko... Invista na sua própria promoção. Apresentação é tudo!


Confira também o portfolio do Jaakko...

6 comentários:

  1. muito bacana o blog.
    1º vez que estamos olhando...
    bem legal as entrevistas
    abs

    BubbleDesign!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol, mais uma vez: obrigado pelo post!!!

    bjs,

    Jaakko

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4.7.09

    Esse carequinha é um gatão

    ResponderExcluir
  4. Adorei tudo o que foi postado aqui neste blog.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Vi a palestra do Jaakko em Recife. Lembro que o Jaakko era o único que o público não conhecia o trabalho e foi a melhor palestra da noite. Tem um trabalho fantástico!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11.9.12

    Falou, falou e não disse nada...

    ResponderExcluir