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20.11.09

O design é o corpo e a alma da mensagem.

O design é a visualização e a experimentação da inteligência da Marca, dos produtos ou serviços. O design é o corpo e a alma da mensagem.
Escrito por Ricardo Leite



IDENTIDADE E IDENTIFICAÇÃO
O relacionamento com a marca, o produto ou a mensagem começa pela sua identificação visual. Neste momento o público identifica-se ou não com eles. Inicia-se o processo de conquista da atenção e do interesse do público.

A identidade estabelece o reconhecimento. A identificação estabelece o vínculo. E a personalidade transmitida e percebida, provoca uma reação emocional, estabelecendo o envolvimento.

Se estivermos diante de algo e a sua apresentação visual não permitir a identificação daquilo como sendo o que procuramos, e não promover a nossa identificação com aquilo,  teremos dezenas de outras opções disponíveis nos chamando e muito provavelmente trocaremos de opção. Esta identificação é fortemente orientada pelo design, o que torna-o estratégico para o sucesso do negócio.




PRODUTOS SUPREM NECESSIDADES, EXPERIÊNCIAS SUPREM DESEJOS
Marcas são ambientes sensoriais construídos para estabelecer o diálogo, e não somente a comunicação com os clientes.

A marca é tangibilizada por seu logotipo, ou assinatura visual. Mas é na sua contextualização que reside a sua maior força de comunicação. Este ambiente é formado em grande parte pela identidade visual. Embalagens, anúncios, cartazes, websites, a comunicação presente no ambiente das lojas e outras peças tridimensionais no ponto de venda dever ser sinérgicas, seja em seus grafismos ou formas, apoiando a marca do produto ou do fabricante. A construção da imagem emitida através da literatura corporativa, que compreende folhetos e relatórios anuais por exemplo, são fundamentais na percepção da empresa pelo seu público. Os ambientes arquitetônicos traduzem significados que precisam estar alinhados com os objetivos e valores estratégicos da marca.  

Os elementos não verbais devem transmitir o conceito de identidade do produto e da marca. Devem ser cuidadosamente planejados e projetados em função das necessidades objetivas e subjetivas dos consumidores. A análise criteriosa destas necessidades e uma solução criativa envolvente e coerentemente construída são o segredo do bom projeto de identidade visual.

A identidade visual, portanto, é a sensação de presença da marca ampliada, obtida através de estímulos específicos programados




NECESSIDADES UTILITÁRIAS E EMOCIONAIS
Todas as pessoas possuem necessidades utilitárias, mas são movidas pelas necessidades emocionais. O design trabalha com a motivação humana de transcender a satisfação material e experimentar a realização emocional.

A necessidade emocional é universal, e é ela que constróe o sentido do propósito da sociedade. Estar dentro deste propósito é condição para a aceitação social.

Quando consumimos estamos prenchendo as nossas necessidades emocionais.




A CRIATIVIDADE É UM DIFERENCIAL NA BUSCA DA SOLUÇÃO
A inovação encontrada em cada modelo de aparelho tecnológico, por exemplo, só realmente existirá se a "beleza estética" vier acompanhada da solução formal, fazendo existir um melhor desempenho no uso dos botões e interfaces com o usuário. E este estudo da usabilidade do objeto é de competência do designer.

Líderes das empresas, devem estar cientes que a qualidade da comunicação visual e dos produtos deve ser acompanhada de perto, sob o risco da empresa perder a sua sintonia fina com o mercado. Vivemos uma era onde a imagem responde pelo sucesso de carreiras, empresas e produtos.

O design é protagonista da construção da imagem e no desenvolvimento do produto, e consequentemente é decisivo no nosso mundo atual. A forma terá cada vez mais poder de gerar resultados. Principalmente quando aliar a "beleza" à melhoria na relação de uso.

Artigo escrito por Ricardo Leite

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